domingo, 30 de junho de 2013

domingo, 23 de junho de 2013

REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM

VÍDEO: A TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM NO BRASIL

ARTIGO: AVALIAÇÃO POBRE CONDUZ À APRENDIZAGEM POBRE

LIVRO: AVALIAÇÃO MEDIADORA: UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO DA PRÉ ESCOLA À UNIVERSIDADE

LIVROS-EIXO: AVALIAÇÃO:

REFLEXÃO:

QUANDO A AVALIAÇÃO TEM FUNÇÕES DE PROGNÓSTICO, É NORMAL QUE DIGA RESPEITO A TODOS OS QUE VISAM SEGUIR DETERMINADA FORMAÇÃO EXIGENTE.
QUANDO É CERTIFICATIVA, AO FIM DE UM ANO ESCOLAR OU DE UM CICLO DE ESTUDOS, A AVALIAÇÃO DEVE DIRIGIR-SE A TODOS OS QUE PRETENDEM OBTER UM CERTIFICADO.
QUANDO É NORMATIVA E VISA CONSTRUIR UMA CLASSIFICAÇÃO E HIERARQUIAS DE EXCELÊNCIAS, É JUSTO QUE CADA UM SEJA SUBMETIDO ÀS MESMAS PROVAS EM CONDIÇÕES IDÊNTICAS. É A MORAL DO EXAME EQUITATIVO.
QUANDO SE PENSA EM AVALIAÇÃO FORMATIVA, DEVE-SE ROMPER COM ESSE ESQUEMA IGUALITARISTA. NÃO HÁ RAZÃO DE DAR A TODOS OS ALUNOS A MESMA 'DOSE' DE AVALIAÇÃO FORMATIVA. A DIFERENCIAÇÃO COMEÇA COM UM INVESTIMENTO NA OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS PROCESSOS E DOS CONHECIMENTOS PROPORCIONAL ÀS NECESSIDADES DE CADA ALUNO.(PERRENOUD, 1999, p.123)

ABAVE-Asssociação Brasileira de Avaliação Educacional(http://www.abave.org.br/)

BLOG: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E EDUCACIONAL(http://luckesi.blog.terra.com.br/)

REVISTA: AVALIAÇÃO EM FOCO(http://revistaavaliacao.com.br/)


quinta-feira, 20 de junho de 2013

(20 de junho) DIA MUNDIAL DO REFUGIADO/ONU

CALENDÁRIO DA ACNUR-AGÊNCIA DA ONU PARA REFUGIADOS

VÍDEO "INVISIBLES" UNHCR-ACNUR AMERICAS

ACNUR/BRASIL

UNHCR-ACNUR/CANAL NO YOUTUBE

UNHCR-ACNUR/BRASIL NO TWITTER

UNHCR-ACNUR: WOMEN & GIRLS

UNHCR-ACNUR NO FACEBBOK

MSF-MÉDICOS SEM FRONTEIRAS/BRASIL
Notícia:

ANGELINA JOLIE DISCURSA NO DIA MUNDIAL DOS REFUGIADOS (LEGENDADO EM PORTUGUÊS)






domingo, 16 de junho de 2013

REVISTAS EDUCATIVAS

REVISTA INCLUSÃO-MEC: Nº 1 A 6 -BAIXAR GRÁTIS)

REVISTA INCLUIR

CONSTRUIR NOTÍCIAS

REVISTA NOVA ESCOLA

REVISTA PROFISSÃO MESTRE

REVISTA PÁTIO: EDUCAÇÃO INFANTIL, FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO

REVISTA AVALIAÇÃO EM FOCO

REVISTA DO PROFESSOR

REVISTA CRIANÇA DO PROFº DE EDUCAÇÃO INFANTIL/MEC: Nº 38 A 46(BAIXAR GRÁTIS)

REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA


REVISTA OLHAR DE PROFESSOR

REVISTAS EDUCACIONAIS CLUBE DO PROFESSOR


quarta-feira, 12 de junho de 2013

(12 de junho) DIA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Iqbal Masih, Testemunho da Luta pela Justiça)
CONTRA A ESCRAVIDÃO DO TRABALHO INFANTIL

PRÊMIO CRIANÇAS DO MUNDO PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS
IQBAL: NOMEADO 

PRÊMIO CRIANÇAS DO MUNDO PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

ECTI- A ESCOLA NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

FNPETI - Fórum Nacional de Preservação e Erradicação do Trabalho Infantil

VISÃO MUNDIAL BRASIL: ÁREAS DE ATUAÇÃO

COMPASSION BRASIL: ÁREAS DE ATUAÇÃO

MOBILIZAÇÃO MUNDIAL: ÁREAS DE ATUAÇÃO
(http://www.mobilizacaomundial.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=673&Itemid=65)

TRABALHO FORÇADO JÁ ATINGIU MAIS DE 3 MILHÕES NO BRASIL
(https://twitter.com/mobmundial/status/225305658248011776/photo/1)

5,5 MILHÕES DE CRIANÇAS SÃO VÍTIMAS DO TRABALHO FORÇADO
(TWITPIC.COM/9VQM1R)











domingo, 9 de junho de 2013

REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

PROGRAMA MÃOS E MENTES:
MESTRE EM EDUCAÇÃO E ESPECIALISTA EM NEUROPSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA(CLÁUDIO DUSIK)

REVISTA INCLUIR

VÍDEO: A POLÍTICA NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E RETROCESSOS

REVISTA INCLUSÃO DO MEC(GRATUITA PARA BAIXAR NO SITE)
REVISTA INCLUSÃO Nº 1

REVISTA INCLUSÃO Nº 2

REVISTA INCLUSÃO Nº 3

EXISTE O Nº 4, 5, 6 PRECISA ENCONTRAR NO SITE PARA BAIXAR

EDITORA MEDIAÇÃO-EIXO: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
(http://www.editoramediacao.com.br/catalogo_livros.php?id=6)

MP-MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO: ENTIDADES E SERVIÇOS PARA P.N.E.E-PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
(http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/nucleo_diversidade_entidadesservicos_recife)

REFLEXÃO

"A RUA DE ACESSO À INCLUSÃO NÃO TEM UM FIM PORQUE ELA É EM SUA ESSÊNCIA, MAIS UM PROCESSO DO QUE UM DESTINO. A INCLUSÃO REPRESENTA, DE FATO, UMA MUDANÇA NA MENTE E NOS VALORES PARA AS ESCOLAS E PARA A SOCIEDADE COMO UM TODO, PORQUE SUBJACENTE À SUA FILOSOFIA, ESTÁ AQUELE ALUNO AO QUAL SE OFERECE O QUE É NECESSÁRIO, E ASSIM CELEBRA-SE A DIVERSIDADE.(MITTLER, 2007, p.36)




quarta-feira, 5 de junho de 2013

(5 de junho) Dia Mundial do Meio ambiente(Pedagogia Sócio-ambiental)

MATERIAIS DA ONG AMBIENTAL A ROCHA

A ROCHA INTERNACIONAL

A ROCHA BRASIL

RAÍZES NA  ROCHA

A ROCHA NO YOUTUBE

A ROCHA NO FACEBOOK

A ROCHA NO TWITTER

A ROCHA NO PICASA


SITES DE ONG'S AMBIENTAIS NO BLOG OÁSIS NO LINK "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

SITES AMBIENTAIS INFANTIS  NO BLOG OÁSIS NO LINK "EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL"


REFLEXÃO:

"MULTIPLIQUEM-SE, ENCHAM A TERRA E TENHAM DOMÍNIO SOBRE A TERRA. VOCÊS SÃO OS SENHORES DOS PEIXES, DAS AVES E DE TODOS OS ANIMAIS. OLHEM! EU DOU A VOCÊS TODAS AS PLANTAS QUE DÃO SEMENTES, E TODAS AS ÁRVORES FRUTÍFERAS PARA ALIMENTO. E DOU TODO CAPIM E TODA ERVA AOS ANIMAIS E ÀS AVES PARA ALIMENTO DELES."
ENTÃO DEUS OLHOU TUDO O QUE TINHA FEITO. ERA EXCELENTE EM TODOS OS ASPECTOS!
(Gênesis 1: 28-31 - versão A Bíblia Viva)



sábado, 1 de junho de 2013

(1 de junho) DIA MUNDIAL DA CRIANÇA/ONU

JHONNY - TODOS TÊM UMA MISSÃO ESPECIAL

PRÊMIO CRIANÇAS DO MUNDO PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

UNICEF BRASIL

INESC-CRIANÇA E ADOLESCENTE NO PARLAMENTO

DIREITOS DA CRIANÇA 

OBSERVATÓRIO DA INFÂNCIA

OBSERVATÓRIO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CAMPANHA PELOS BONS TRATOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

REDE DE INFORMAÇÃO PELOS DIREITOS DA CRIANÇA

SOBRE CRIANÇAS REFUGIADAS

SOBRE CRIANÇAS EM CONFLITOS ARMADOS

SOBRE CRIANÇAS QUE VIVEM NAS RUAS

SOBRE TRABALHO INFANTIL

DEFESA PARA CRIANÇAS INTERNACIONAL









TOD - Transtorno Opositor Desafiador

Compartilhando: Tivemos um relato de um dos membros da nossa família que estava em processo de adoção com guarda de um garoto em "...