ARTIGO: AVALIAÇÃO POBRE CONDUZ À APRENDIZAGEM POBRE
LIVRO: AVALIAÇÃO MEDIADORA: UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO DA PRÉ ESCOLA À UNIVERSIDADE
LIVROS-EIXO: AVALIAÇÃO:
REFLEXÃO:
QUANDO A AVALIAÇÃO TEM FUNÇÕES DE PROGNÓSTICO, É NORMAL QUE DIGA RESPEITO A TODOS OS QUE VISAM SEGUIR DETERMINADA FORMAÇÃO EXIGENTE.
QUANDO É CERTIFICATIVA, AO FIM DE UM ANO ESCOLAR OU DE UM CICLO DE ESTUDOS, A AVALIAÇÃO DEVE DIRIGIR-SE A TODOS OS QUE PRETENDEM OBTER UM CERTIFICADO.
QUANDO É NORMATIVA E VISA CONSTRUIR UMA CLASSIFICAÇÃO E HIERARQUIAS DE EXCELÊNCIAS, É JUSTO QUE CADA UM SEJA SUBMETIDO ÀS MESMAS PROVAS EM CONDIÇÕES IDÊNTICAS. É A MORAL DO EXAME EQUITATIVO.
QUANDO SE PENSA EM AVALIAÇÃO FORMATIVA, DEVE-SE ROMPER COM ESSE ESQUEMA IGUALITARISTA. NÃO HÁ RAZÃO DE DAR A TODOS OS ALUNOS A MESMA 'DOSE' DE AVALIAÇÃO FORMATIVA. A DIFERENCIAÇÃO COMEÇA COM UM INVESTIMENTO NA OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS PROCESSOS E DOS CONHECIMENTOS PROPORCIONAL ÀS NECESSIDADES DE CADA ALUNO.(PERRENOUD, 1999, p.123)
ABAVE-Asssociação Brasileira de Avaliação Educacional(http://www.abave.org.br/)
BLOG: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E EDUCACIONAL(http://luckesi.blog.terra.com.br/)
REVISTA: AVALIAÇÃO EM FOCO(http://revistaavaliacao.com.br/)
Boa reflexão. Porém, muito difícil de se aplicar na prática...
ResponderExcluirTudo começa com o primeiro passo.
ResponderExcluirSó se sabe se consegue, tentando.
Tudo que é diferente, revolucionário, significativo é dificilimo. Mas não é impossível.
Os que revolucionam qualquer coisa são os que tentam, são ousados, perdem o medo da tentativa, do diferente, do novo.
Só se aprende, praticando, fazendo.
Como dizia a música do Raul Seixas: "tente outra vez".
Abraços.Grata pela participação.
Valdenice/Oásis da Educação Inclusiva.