domingo, 22 de julho de 2012

Projeto Ação Proteção - Combatendo a violência sexual contra crianças e adolescentes


A violência sexual é um problema grave que atinge milhares de crianças e adolescentes no Brasil, bem como em outros países. Manifesta-se principalmente na forma de abuso (intrafamiliar ou extrafamiliar); de exploração, que envolve algum tipo de “pagamento” ou troca (dinheiro, roupas, alimentos, celulares) por sexo, e de pornografia, que atualmente tem grande incidência na internet, com o aliciamento de crianças e adolescentes para exposição de imagens de conotação sexual. Em todos esses casos, o corpo da criança ou adolescente é usado para gratificação sexual de um adulto ou mesmo de um adolescente mais velho. 


Com a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), consolidou-se o conceito de que crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, que se encontram em fase peculiar de desenvolvimento e, em razão disso, são prioridade absoluta no acesso e na proteção de direitos. A exposição de crianças e adolescentes a situações de violência sexual contraria tal pressuposto e acarreta danos ao seu desenvolvimento saudável. 



Para enfrentar esse problema é necessário o comprometimento e participação do Estado, da Família e da Sociedade. Somente assim, unindo forças é que as crianças e adolescentes poderão ser protegidos. Acreditando nisso, construímos o projeto Ação Proteção. 



Você pode obter mais informações acessando o link:


O Projeto Ação Proteção é uma iniciativa da Fundação Telefônica em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo e da Childhood Brasil. Seu objetivo é articular, sensibilizar e capacitar os participantes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) para enfrentar a violência sexual. O projeto está presente em trinta municípios do Estado de São Paulo. Nesses municípios, os profissionais do SGDCA participaram de oficinas e hoje acessam a plataforma de ensino à distância por meio do hotsite: www.acaoprotecao.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apoio Pedagógico em sala de aula ao aluno com deficiência

O Papel do Apoio Pedagógico em sala de aula ao aluno com deficiência ( http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17749_7890.pdf ) ...