quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Cartilhas e Manuais sobre Autismo para download gratuito


No site da AMA (Associação de Amigos do Autista) é possível, além de obter-se acesso a diversas informações, fazer o download de cartilhas e outros materiais sobre o Autismo. Para tal, é necessário efetuar um cadastro no site, mas é tudo muito rápido e simples. Materiais como Autismo: Guia Prático, as cartilhas Direito das Pessoas com Autismo, Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem - Autismo, etc.

Acesse o site: http://www.ama.org.br/

Outra dica: No site da Direção Nacional de Educação de Portugal, é possível baixar o livro Unidades de ensino estruturado para alunos com perturbações do espectro do autismo. Para acessar esse documento, CLIQUE AQUI.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

20 A 26 DE AGOSTO - SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


 20 A 26 DE AGOSTO - SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
REFLEXÃO: "A VIDA NÃO NOS EXIGE SACRIFÍCIOS INATINGÍVEIS; ELA NOS PEDE QUE FAÇAMOS NOSSO CAMINHO COM ALEGRIA NO CORAÇÃO E QUE SEJAMOS UMA BÊNÇÃO PARA OS QUE NOS RODEIAM, DE FORMA QUE, SE DEIXARMOS O MUNDO APENAS UM POUQUINHOS MELHOR DO QUE ERA ANTES DA NOSSA VISITA, TEREMOS CUMPRIDO A NOSSA MISSÃO." (Drº Bach)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Recursos para download sobre Dislexia e TDAH

O site português Pais e Amigos de Crianças com Dislexia e TDAH disponibiliza para download diversos e-books e outros materiais sobre Dislexia e TDAH.
Confira:

ĊComoajudarascriançasDisléxicasemcasa.pdf
Ver Transferir
Este ficheiro pretende apresentar algumas sugestões, sobre como dar apoio e incentivar as crianças Disléxicas em casa. 


ĊDiscalculia.pdf
Ver Transferir
Este ficheiro apresenta algumas técnicas de ensino da Matemática a crianças Disléxicas, as técnicas apresentadas são apenas sugestões de metodologias e meios para ajudar as crianças com Dislexia. 



ĊEnsinodelinguasaDisléxicos.pdf
Ver Transferir
Este ficheiro apresenta algumas técnicas e métodos no ensino de línguas estrangeiras a crianças Disléxicas, as técnicas apresentadas são apenas sugestões de metodologias e meios para ajudar as crianças com Dislexia. 



ĊJoãoPrestaAtenção.pdf
Ver Transferir
História de um menino que têm Dislexia. Livro distribuído de forma gratuita pela Associação Brasileira de Dislexia.  



ĊJogodosSóis.pdf
Ver Transferir
Um jogo para partilha familiar. Este jogo tem como objectivo estimular a partilha de responsabilidade, na obtenção e cumprimentos de objectivos, entre as “Estrelas de Luz” e o seu núcleo familiar e social. Esperamos que se divirtam, atinjam metas e usufruam das actividades sugeridas.  



ĊLeituraeescrita.pdf
Ver Transferir
Este ficheiro apresenta algumas técnicas e métodos no ensino da escrita e leitura a crianças Disléxicas, as técnicas apresentadas são apenas sugestões de metodologias e meios para ajudar as crianças com Dislexia. 



ĊPrincípiosorientadoresdoProjectoPaiseAmigosdeEstrelasdeLuzv2.pdf
Ver Transferir
Princípios orientadores e objectivos do Projecto "Pais e Amigos de Estrelas de Luz". 

sábado, 11 de agosto de 2012

Documentário sobre História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil



A Secretaria de Direitos Humanos a Presidência da República (SDH/PR), por intermédio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNPD) lançou em dezembro de 2011, o Filme-documentário sobre “História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência”.
A partir de uma pesquisa e levantamento em âmbito nacional, foram escolhidas lideranças que participaram tanto do surgimento quanto da consolidação do movimento – pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltipla e especialistas. Entrevistas, fotos, atas, convites, selos comemorativos, encartes, reportagens, tudo está registrado no livro e no filme-documentário, a partir de várias referências históricas a iniciativas, desde o Império até os dias atuais.
Tanto o filme-documentário, quanto a publicação de mesmo nome, integram o projeto de cooperação técnica intitulado  “Fortalecimento da Organização do Movimento Social das Pessoas com Deficiência no Brasil e Divulgação de suas Conquistas”, que tem por objetivo contar a história das pessoas com deficiência, com ênfase no aspecto político, particularmente no contexto da abertura política no final da década de 1970 e da organização dos novos movimentos sociais no Brasil.
Assista o documentário e faça uma viagem histórica sobre a construção do ideal de inclusão e cidadania das pessoas com deficiência. Veja também o Livro “História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência”.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A história de Nobuyuki Tsujii, pianista cego e com síndrome de Down


Nobuyuki Tsujii
Nobuyuki Tsujii nasceu em 13 de setembro de 1988. É um pianista e compositor japonês que compartilhou seu primeiro prêmio com Haochen Zhang, da China, no XIII Concurso Internacional de Piano em 2009.
Nobuyuki Tsujii nasceu cego, mas era dotado de grande um talento para a música. Na idade de dois anos, começou a tocar Jingle Bells em um piano de brinquedo depois que ouviu sua mãe cantarolando a melodia. Iniciou seus estudos de piano formal na idade de quatro anos.
Em 1995, com a idade de sete, Tsujii ganhou o primeiro prêmio na música de Associação Japonesa Helen Keller para alunos cegos.
Em 1998, aos 10 anos, estreou com a Orquestra de Osaka. Ele deu o seu primeiro recital de piano no salão pequeno da Suntory Hall em Tóquio, aos 12 anos.
Ele fez sua estreia no exterior com apresentações nos Estados Unidos, França e Rússia. Em outubro de 2005, chegou à semifinal e recebeu o Prêmio da Crítica no 15º Concurso Internacional de Piano Chopin, em Varsóvia, na Polônia.
Em abril de 2007, Tsujii ingressou na universidade de música e graduou-se em março de 2011. Tsujii competiu na Van Cliburn Piano em 2009 e ganhou medalha de ouro com Haochen Zhang. Ele também foi agraciado com o Prêmio Beverley Taylor Smith pelo melhor Desempenho.  Tsujii foi um dos concorrentes de forma proeminente no filme documentário sobre a competição Van Cliburn, 2009, “Uma surpresa no Texas”, que foi transmitido pela primeira vez na televisão PBS em 2010.
Além de ser um pianista, Tsujii é também um compositor. Aos 12 anos, ele realizou sua própria composição “O canto da rua”, em Viena.
Em 2010-2011, ele compôs a música-tema para um filme japonês, bem como um drama da televisão japonesa.
Comentários sobre Tsujii
No documentário “Uma surpresa no Texas”, Van Cliburn jurado e um exímio pianista, disse: “Tenho a maior admiração por Nobuyuji. Deus tomou seus olhos, mas lhe deu o dom físico e mental para investir no piano. Ele tocou o concerto de Chopin com tal doçura, mansidão e sinceridade, é profundamente comovente. Eu não conseguia parar de chorar quando saí da sala. “
John Giordano, diretor musical de Orquestra Sinfônica,  que presidiu o júri do concurso Cliburn, disse em 2010: “Ele é incrível. Nós fechamos nossos olhos e é tão grande que é difícil conter as lágrimas. Nobuyuji tocou a maior parte de Hammerklaiver Sonata nº 20 sem problemas. Para qualquer pessoa, é extraordinário. Mas, para alguém que aprendeu de ouvido é incrível.”.

domingo, 5 de agosto de 2012

Apostilas sobre Psiquiatria


Apostilas e Cartilhas da editora Segmento Farma

A Editora Segmento Farma, especializada na área de Saúde, disponibiliza gratuitamente em sua biblioteca eletrônica diversas apostilas e materiais sobre diversas especialidades da Saúde, incluindo temas de interesse para os leitores de nosso blog, como Psiquiatria. Nesta seção é possível baixar materiais sobre Bipolaridade, Depressão, Esquizofrenia, etc.

Acesse a página da Biblioteca: http://www.segmentofarma.com.br/institucional/biblioteca.asp

Ainda sobre Esquizofrenia, no site da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Esquizofrenia, é possível baixar os livretes Conversando sobre a Esquizofrenia. Veja aqui: http://www.abrebrasil.org.br/livretos/

Datas Vivenciadas em Abril na Perspectiva Inclusiva

#CampanhaInternacionalSobreOAutismo https://news.un.org/pt/story/2022/04/1784832#:~:text=2%20Abril%202022%20Sa%C3%BAde%20Evento%20virtual%20...