domingo, 30 de junho de 2013

segunda-feira, 24 de junho de 2013

REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM

VÍDEO: A TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E DA APRENDIZAGEM NO BRASIL

ARTIGO: AVALIAÇÃO POBRE CONDUZ À APRENDIZAGEM POBRE

LIVRO: AVALIAÇÃO MEDIADORA: UMA PRÁTICA EM CONSTRUÇÃO DA PRÉ ESCOLA À UNIVERSIDADE

LIVROS-EIXO: AVALIAÇÃO:

REFLEXÃO:

QUANDO A AVALIAÇÃO TEM FUNÇÕES DE PROGNÓSTICO, É NORMAL QUE DIGA RESPEITO A TODOS OS QUE VISAM SEGUIR DETERMINADA FORMAÇÃO EXIGENTE.
QUANDO É CERTIFICATIVA, AO FIM DE UM ANO ESCOLAR OU DE UM CICLO DE ESTUDOS, A AVALIAÇÃO DEVE DIRIGIR-SE A TODOS OS QUE PRETENDEM OBTER UM CERTIFICADO.
QUANDO É NORMATIVA E VISA CONSTRUIR UMA CLASSIFICAÇÃO E HIERARQUIAS DE EXCELÊNCIAS, É JUSTO QUE CADA UM SEJA SUBMETIDO ÀS MESMAS PROVAS EM CONDIÇÕES IDÊNTICAS. É A MORAL DO EXAME EQUITATIVO.
QUANDO SE PENSA EM AVALIAÇÃO FORMATIVA, DEVE-SE ROMPER COM ESSE ESQUEMA IGUALITARISTA. NÃO HÁ RAZÃO DE DAR A TODOS OS ALUNOS A MESMA 'DOSE' DE AVALIAÇÃO FORMATIVA. A DIFERENCIAÇÃO COMEÇA COM UM INVESTIMENTO NA OBSERVAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS PROCESSOS E DOS CONHECIMENTOS PROPORCIONAL ÀS NECESSIDADES DE CADA ALUNO.(PERRENOUD, 1999, p.123)

ABAVE-Asssociação Brasileira de Avaliação Educacional(http://www.abave.org.br/)

BLOG: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E EDUCACIONAL(http://luckesi.blog.terra.com.br/)

REVISTA: AVALIAÇÃO EM FOCO(http://revistaavaliacao.com.br/)


quinta-feira, 20 de junho de 2013

(20 de junho) DIA MUNDIAL DO REFUGIADO/ONU

CALENDÁRIO DA ACNUR-AGÊNCIA DA ONU PARA REFUGIADOS

VÍDEO "INVISIBLES" UNHCR-ACNUR AMERICAS

ACNUR/BRASIL

UNHCR-ACNUR/CANAL NO YOUTUBE

UNHCR-ACNUR/BRASIL NO TWITTER

UNHCR-ACNUR: WOMEN & GIRLS

UNHCR-ACNUR NO FACEBBOK

MSF-MÉDICOS SEM FRONTEIRAS/BRASIL
Notícia:

ANGELINA JOLIE DISCURSA NO DIA MUNDIAL DOS REFUGIADOS (LEGENDADO EM PORTUGUÊS)






domingo, 16 de junho de 2013

REVISTAS EDUCATIVAS

REVISTA INCLUSÃO-MEC: Nº 1 A 6 -BAIXAR GRÁTIS)

REVISTA INCLUIR

CONSTRUIR NOTÍCIAS

REVISTA NOVA ESCOLA

REVISTA PROFISSÃO MESTRE

REVISTA PÁTIO: EDUCAÇÃO INFANTIL, FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO

REVISTA AVALIAÇÃO EM FOCO

REVISTA DO PROFESSOR

REVISTA CRIANÇA DO PROFº DE EDUCAÇÃO INFANTIL/MEC: Nº 38 A 46(BAIXAR GRÁTIS)

REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA


REVISTA OLHAR DE PROFESSOR

REVISTAS EDUCACIONAIS CLUBE DO PROFESSOR


quarta-feira, 12 de junho de 2013

(12 de junho) DIA DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Iqbal Masih, Testemunho da Luta pela Justiça)
CONTRA A ESCRAVIDÃO DO TRABALHO INFANTIL

PRÊMIO CRIANÇAS DO MUNDO PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS
IQBAL: NOMEADO 

PRÊMIO CRIANÇAS DO MUNDO PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

ECTI- A ESCOLA NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

FNPETI - Fórum Nacional de Preservação e Erradicação do Trabalho Infantil

VISÃO MUNDIAL BRASIL: ÁREAS DE ATUAÇÃO

COMPASSION BRASIL: ÁREAS DE ATUAÇÃO

MOBILIZAÇÃO MUNDIAL: ÁREAS DE ATUAÇÃO
(http://www.mobilizacaomundial.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=673&Itemid=65)

TRABALHO FORÇADO JÁ ATINGIU MAIS DE 3 MILHÕES NO BRASIL
(https://twitter.com/mobmundial/status/225305658248011776/photo/1)

5,5 MILHÕES DE CRIANÇAS SÃO VÍTIMAS DO TRABALHO FORÇADO
(TWITPIC.COM/9VQM1R)











domingo, 9 de junho de 2013

REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

PROGRAMA MÃOS E MENTES:
MESTRE EM EDUCAÇÃO E ESPECIALISTA EM NEUROPSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA(CLÁUDIO DUSIK)

REVISTA INCLUIR

VÍDEO: A POLÍTICA NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AVANÇOS E RETROCESSOS

REVISTA INCLUSÃO DO MEC(GRATUITA PARA BAIXAR NO SITE)
REVISTA INCLUSÃO Nº 1

REVISTA INCLUSÃO Nº 2

REVISTA INCLUSÃO Nº 3

EXISTE O Nº 4, 5, 6 PRECISA ENCONTRAR NO SITE PARA BAIXAR

EDITORA MEDIAÇÃO-EIXO: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
(http://www.editoramediacao.com.br/catalogo_livros.php?id=6)

MP-MINISTÉRIO PÚBLICO DE PERNAMBUCO: ENTIDADES E SERVIÇOS PARA P.N.E.E-PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
(http://www.mp.pe.gov.br/index.pl/nucleo_diversidade_entidadesservicos_recife)

REFLEXÃO

"A RUA DE ACESSO À INCLUSÃO NÃO TEM UM FIM PORQUE ELA É EM SUA ESSÊNCIA, MAIS UM PROCESSO DO QUE UM DESTINO. A INCLUSÃO REPRESENTA, DE FATO, UMA MUDANÇA NA MENTE E NOS VALORES PARA AS ESCOLAS E PARA A SOCIEDADE COMO UM TODO, PORQUE SUBJACENTE À SUA FILOSOFIA, ESTÁ AQUELE ALUNO AO QUAL SE OFERECE O QUE É NECESSÁRIO, E ASSIM CELEBRA-SE A DIVERSIDADE.(MITTLER, 2007, p.36)




quarta-feira, 5 de junho de 2013

(5 de junho) Dia Mundial do Meio ambiente(Pedagogia Sócio-ambiental)

MATERIAIS DA ONG AMBIENTAL A ROCHA

A ROCHA INTERNACIONAL

A ROCHA BRASIL

RAÍZES NA  ROCHA

A ROCHA NO YOUTUBE

A ROCHA NO FACEBOOK

A ROCHA NO TWITTER

A ROCHA NO PICASA


SITES DE ONG'S AMBIENTAIS NO BLOG OÁSIS NO LINK "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

SITES AMBIENTAIS INFANTIS  NO BLOG OÁSIS NO LINK "EDUCAÇÃO AMBIENTAL INFANTIL"


REFLEXÃO:

"MULTIPLIQUEM-SE, ENCHAM A TERRA E TENHAM DOMÍNIO SOBRE A TERRA. VOCÊS SÃO OS SENHORES DOS PEIXES, DAS AVES E DE TODOS OS ANIMAIS. OLHEM! EU DOU A VOCÊS TODAS AS PLANTAS QUE DÃO SEMENTES, E TODAS AS ÁRVORES FRUTÍFERAS PARA ALIMENTO. E DOU TODO CAPIM E TODA ERVA AOS ANIMAIS E ÀS AVES PARA ALIMENTO DELES."
ENTÃO DEUS OLHOU TUDO O QUE TINHA FEITO. ERA EXCELENTE EM TODOS OS ASPECTOS!
(Gênesis 1: 28-31 - versão A Bíblia Viva)



sábado, 1 de junho de 2013

(1 de junho) DIA MUNDIAL DA CRIANÇA/ONU

JHONNY - TODOS TÊM UMA MISSÃO ESPECIAL

PRÊMIO CRIANÇAS DO MUNDO PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS

UNICEF BRASIL

INESC-CRIANÇA E ADOLESCENTE NO PARLAMENTO

DIREITOS DA CRIANÇA 

OBSERVATÓRIO DA INFÂNCIA

OBSERVATÓRIO NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CAMPANHA PELOS BONS TRATOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

REDE DE INFORMAÇÃO PELOS DIREITOS DA CRIANÇA

SOBRE CRIANÇAS REFUGIADAS

SOBRE CRIANÇAS EM CONFLITOS ARMADOS

SOBRE CRIANÇAS QUE VIVEM NAS RUAS

SOBRE TRABALHO INFANTIL

DEFESA PARA CRIANÇAS INTERNACIONAL









Datas Vivenciadas em Abril na Perspectiva Inclusiva

#CampanhaInternacionalSobreOAutismo https://news.un.org/pt/story/2022/04/1784832#:~:text=2%20Abril%202022%20Sa%C3%BAde%20Evento%20virtual%20...